Para quem ainda duvidava a atitude veio demonstrar de forma clara a falta de sentido de estado do Bloco de Esquerda.
A posição tomada por aquela organização, aquando da visita do PR angolano à nossa Assembleia da República, revela bem o seu conceito de interesse do Estado nas relações com outros países.
É certo que o BE sabe bem que nunca terá de tomar uma atitude política relacionada com os superiores interesses do Estado Português uma vez que nunca estará investido de funções governativas.
Mas é interessante o extremismo deste albergue espanhol da esquerda radical portuguesa.
Até o Manuel Alegre se viu obrigado a comentar a sua própria posição, para que não restassem dúvidas quanto ao que o diferenciava do Bloco. Mais uma diferença.
Mas o que espanta (espantará ?) é ver trotskistas, marxistas-leninistas de inspiração albanesa, maoistas e alguns ex-PCP, estarem a argumentar sobre direitos humanos e falta de liberdade de imprensa em Angola.
Em primeiro lugar porque se não enquadrava no sentido da visita.Este era um encontro na defesa de interesses comerciais e económicos de ambos os países.
Em segundo, porque é de uma extrema hipocrisia se considerarmos as fontes onde beberam a sua filosofia política e as práticas utilizadas, que nunca os ouvi renegar.
Todos sabemos que José Eduardo dos Santos não é um santo, desculpem a vulgaridade, mas se é presidente de Angola, primeiro é um problema dos angolanos, depois ,os últimos anos , terminada que foi a guerra civil, têm sido de crescimento e prosperidade para aquele país.
Ou será que o Bloco queria exportar para lá uma filial do movimento e sabe que não é bem recebido. É que se esqueceram que de radicalismos os angolanos não querem ouvir falar. Estão fartos.
Neste momento querem é progresso e isso faz-se com a "real politik", quer interna quer externa.
Quanto à falta de democracia em Angola, vista do ponto de vista ocidental e europeu , é uma realidade, mas o Bloco parece esquecer que Angola fica em África, não fica na Europaí e aí está uma diferença fundamental.
Todos os homens são livres e iguais em direitos; e todavia, alguns são livres para morrer à fome e iguais para morrer de frio. (António Soveral-1905)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Hora da Poesia- Rádio Vizela
www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...
-
As "Alegações finais" de Alfredo Bruto da Costa, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, sobre a fome no nosso país, e publ...
-
A Nossa Candeia agraciou-nos com o selo " O Seu Blog É Viciante "... O Prémio "Seu Blog É Viciante" resulta na comunhão...
-
E volto aqui sempre que posso, enche-me o peito... E cada vez mais do que nunca...
Nenhum comentário:
Postar um comentário