Notícia no DN de hoje :
"Menina (de 11 anos) terá sido forçada a ter relações sexuais com o jovem de 18 anos com quem casou pela "lei" cigana".
Nada tenho contra os ciganos em si mesmos. Toda a minha vida os vi na minha zona de residência e conheci a grande maioria deles desde miúdos.
Aceito, como a outras comunidades mais recentes, a invocação da tradição para explicar certos ccomportamentos no domínio cultural e social.
Agora, isto, nunca !
Os ciganos vivem em Portugal há centenas de anos. Sabem, ou têm a obrigação de saber, os hábitos, os costumes e as leis do país.
Também é certo que sempre se fechou os olhos aos seus excessos, talvez para os manter propositadamente à margem.
Mas agora, e porque estes assuntos tomaram uma visibilidade nunca antes vista, é impossivel a um Estado de Direito não tomar, e de forma dura, uma posição que demonstre à comunidade Romani que tem de mudar e respeitar as leis de um país que também é o seu, independentemente da força das suas tradições.
Todos os homens são livres e iguais em direitos; e todavia, alguns são livres para morrer à fome e iguais para morrer de frio. (António Soveral-1905)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Hora da Poesia- Rádio Vizela
www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...
-
As "Alegações finais" de Alfredo Bruto da Costa, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, sobre a fome no nosso país, e publ...
-
A Nossa Candeia agraciou-nos com o selo " O Seu Blog É Viciante "... O Prémio "Seu Blog É Viciante" resulta na comunhão...
-
E volto aqui sempre que posso, enche-me o peito... E cada vez mais do que nunca...
Um comentário:
concordo contigo!
mipa
Postar um comentário