quinta-feira, 30 de outubro de 2008

1931

Nas minhas preferências de leitura encontram-se os"ensaios".
Do que tenho estado a ler ultimamente, e da autoria do historiador A.H. de Oliveira Marques, encontrei transcrições de discuros de antigos políticos da Primeira República, os quais são dignos de nota, pela actualidade, cerca de 100 anos depois.
Encontra-se neste caso uma Mensagem, datada de 1931, portanto no início da ditadura do 28 de Maio, e apresentada pelo Senhor General Norton de Matos :
"Desde que haja numa Nação cidadãos cônscios dos seus direitos, instruídos e cultos, prezando acima de tudo a liberdade, justiça e dignidade do homem, não se poderão manter absolutismos e ditaduras. É necessário eliminar este elemento político das colectividades humanas para poder dominar, vergar, subjugar.Como se conseguirá esta eliminação ? Fazendo desaparecer o individualismo, acabando com os direitos do cidadão, manietando toda a acção do individuo com os laços do corporativismo. Assim o estão fazendo o fascismo e o bolchevismo, assim o fizeram os impérios teocráticos, assim o querem a Igreja Católica e os Jesuitas e, naturalmente, os seus adeptos e os executores dos seus planos. "
Com as devidas adaptações do Tempo, nem parece que passaram quase 80 anos.

Nenhum comentário:

A Hora da Poesia- Rádio Vizela

www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...