terça-feira, 28 de outubro de 2008

Uma nova via para a esquerda

Faz-me confusão esta saga recorrente de políticos de esquerda, que muito considero na sua grande maioria, terem a intenção de descobrir uma nova via para a esquerda.
Até há poucos anos falava-se em socialismo dogmático, trotskismo, socialismo democrático e social democracia, etc, num sem número de ismos, que apenas representavam a dificuldade da esquerda se unir num projecto único, daí as permanentes victórias da direita, não só em Portugal como no resto do Mundo livre. Daí, também, ameudadas vezes se dizer que a esquerda era autofágica, porque nunca se entendia e gastava as suas forças em pequenas querelas filosóficas..
O que mais me confunde é ter-se deixado de falar, no que mais me interessa, em socialismo democrátiso e/ou social democracia.
O socialismo democrático não necessita de novas vias, precisa sim de ser cumprido.
Quando se fala, latu sensu, em esquerda sente-se que o interesse é em conciliar o que é inconciliável. Nunca será possivel a europeístas conviver politicamente com anti-europeístas confessos; será impossível aglutinar conceitos de liberdade onde eles não condizem; será difícil olhar para a economia com os mesmos olhares de quem vangloriava os planos quinquenais, ou quer retirar o país do concurso da globalidade dos paises do Mundo, ou mesmo achar que Cuba é o paradigma da felicidade e democracia na Terra.
Que tal, e antes de tudo o mais, falar em Praxis política. Aquilo que é real. Aquilo que obriga , por vezes, a meter a filosofia política na gaveta ?
Continuo a afirmar: Já estou farto de novas vias para a esquerda.Quero é que se cumpra o socialismo democrático.
Já estou farto de ouvir teses sem aplicação. Gostava de ver os arautos dessas teses, por muito justas e bem intencionadas, a defendê-las e a propo-las nos areopagos internacionais, e a levarem atrás de si os decisores e os povos de todo o Mundo. Só para consumo interno não basta, é jogo baixo, cheira a outra coisa.
Cumpra-se o socialismo democrático que se cumprirá a esquerda.
Não são precisas mais vias !

Nenhum comentário:

A Hora da Poesia- Rádio Vizela

www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...