terça-feira, 28 de dezembro de 2010

1947

1947 é o meu ano Natal.
Eu sei que para a grande maioria das pessoas é um ano que não diz nada  e podem afirmar, mesmo, que é um ano baço, sem brilho, sem nada de histórico a apontar. Mas será ?
Fui à procura e encontrei uma publicação que resumia os acontecimentos de diversos anos, inclusivé o de 1947, e oh, espanto dos espantos, quem disse que nada se passou de importante ?
Pois, tomem lá :
-Primeiro facto importante, eu nasci e era 3ª. feira;
-Em termos de tragédias no Mundo, além do item anterior, houve inundações catastróficas em Sevilha; o Texas, o Oklahoma e o Kansas levaram com o 6º. mais mortal tornado da história dos USA, até aquela data, matando 181 pessoas e ferindo 970; um furacão, grau 5,  atinge a Florida, a Louisiana e o Mississipi matando 51 habitantes e provocando 110 mil milhões de estragos.
- Eram na altura líderes internacionais em França - Robert Schuman, no Reino Unido - Attlee, nos States - Roosevelt e depois Truman, no Vaticano pontificava e indescritível Pio XII, em Espanha o sabido Francisco  Franco e neste Portugalzinho o nosso infelizmente conhecido "Botas".
-No nosso país existiam 8.254.590 almas; nasceram 104.070 rapazes e 96.418 raparigas e morreram 56.069 cidadãos do sexo masculino e 54.368 do feminino; houve 67.486 casamentos e 1.109 divórcios.
-Nasceram personagens como: Paul Auster, David Blunkett, Paulo Coelho, Hillary Clinton, Paco de Lucia e David Bowie, e desapareceram, Afrâneo Peixoto, Al Capone, Henry Ford, o Abade de Baçal, Aleister Crowley e Adães Bermudes e Marques da Silva.
-Houve greves, no nosso país, dos operários da construção Naval, dos operários da construção civil da região de Lisboa; foram presos oficiais de alta patente, mormente o General Marques Godinho, por conspiração contra o Estado Novo e foi entregue ao General Carmona, diz-se que com o desígnio de o acalmar por defender que o Estado Novo já não se justificava, o bastão do Marchalato.
-Funcionários Públicos foram demitidos por participarem em actividades ilegais ou delitos de opinião.
-Movimentos grevistas nos operários agrícolas alentejanos e manifestações estudantis de universitários de Lisboa em defesa a comemoração do Dia do estudante.
-Morreu o General Marques Godinho de ataque cardíaco e devido aos bons tratos que levou na prisão...
-A Voz da América faz a primeira emissão radiofónica com propaganda dos USA para a União Soviética.
-Em  5 de Janeiro dá-se a nacioinalização das minas de carvão britânicas; é declarado um governo livre, de inspiração comunista no Norte da Grécia, e o Rei Miguel da Roménia é posto a andar do seu país pelo conjunto Comunistas Romenos+União Soviética.
-Foram publicados os Tratados de Paz de Paris; o Presidente Truman inicia a "doutrina do containment" e é formada a União Aduaneira do Benelux.
-É declarada a independência da União Indiana e do Paquistão e eclode o movimento separatista malgache relativamente à potência colonizadora - a França.
-George Marshall faz a defesa do seu Plano para estabilização económica, social e política da Europa; é criado o Kominform.
-É criado o celebérrimo " Tio Patinhas"; casa-se a Rainha Isabel II,  é leiloada a Colecção de Felix Fénélon e  é aprovada por referendo a Lei da Sucessão espanhola que estabelece a Espanha como um Reino.
-Termina na Polinésia a viagem da Kon-Tiki, na Argentina é dado o Direito Feminino ao Voto assim como na Cambridge University é admitida pela primeira vez uma estudante feminina. Entretanto, no Médio Oriente são descobertos os Manuscritos do Mar Morto.
-No Teatro, estreia-se "Um eléctrico chamado desejo" de T. Williams; a ópera de Apollinaire "Les mamelles de Tiresias". A peça de Caldwell, "A rota do tabaco" é proibida pela censura inglesa e as "Criadas" de Jean Genet são assobiadas devido ao seu conteúdo imoral; em Lisboa, António Pedro, com estudantes da António Arroio,  cria o Grupo Surrealista.
-No cinema, Marlon Brando atinge o estrelato, forma-se o Cineclube do Porto e inicia-se nos EUA a "Caça às Bruxas" no cinema americano por supostas simpatias comunistas.
-É criado o Festival de Música e Teatro de Edimburgoe os músicos no Top são Sinatra, Crosby, Peggy Lee e Jo Stafford.
-Na pintura, Júlio Pomar pinta o magnífico "Almoço do trolha", Cesariny expunha e Dacosta partia para Paris; a II Exposição Geral de Artes Plásticas foi intervencionada políticamente pelas autoridades obrigando à retirada de algumas obras. Entretanto em Paris era inaugurado Museu de Arte Moderna com grande intervenção de Pablo Picasso.
-Entretanto, é ensaiado o primeiro transistor pela "Bell", Robert Capa funda a "Magnum Photos", é ultrapassada a barreira do som e Howard Huges consegue levantar o maior (na altura) avião do Mundo.
- André Gide ganha o Prémio Nobel da Literatura, Appleton o da Física, Robinson o da Química e os Cori mais Houssay o da Medicina.
-São novidades literárias em Portugal obras de Sophia Mello Breyner, Matilde Rosa Araújo, Natália Correia, António Botto, Romeu Correia, Ferreira de Castro, Henrique Galvão e Lopes de Oliveira.
Lá fora aprarecem obras de Albert Camus, Thomas Mann, Tennessee Williams e George Oroell assim como surge o primeiro número do Spiegel.
-Noutros domínios, foram vendidos os primeiros microondas, é apresentado em Estocolmo um aparelho transmissor de imagens através de linha telefónica, aparecem os primeiros liquidificadores eléctricos e é atingida a velociade de 648 Km/hora, no Lago Salgado, por uma viatura automóvel. É descoberto o antibiótico "cloranfenicol", é apresentada a primeira câmara "Polaroid e  efectuada a primeira volta ao Mundo em 78 h e 55 mn.
-Na moda pontificam Dior e Piquet.
-Celebra-se o 8º. Centenário da Tomada de Lisboa aos Mouros e o Avante conta já com cem números.
-No desporto, Portugal ganha 4-1 à Espanha e 2-0 à Irlanda e feito dos feitos o meu Sporting é Campião Nacional assim como venceu a Taça de Portugal.
Ora digam lá se isto não é um Ano para ficar na História ?
Aliás, este como qualquer outro, todos ficam na recordação dos homens; o necessário é conhecê-los.
Este, para mim, é importante porque foi o ano em que nasci e do qual ainda sofro as virtudes e os defeitos.
Um homem também é feito pela História...
(Fonte:1947-Ed.7 dias 6 noites)

Nenhum comentário:

A Hora da Poesia- Rádio Vizela

www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...