domingo, 8 de agosto de 2010

Mário Sacramento

Ao efectuar a cíclica limpeza do pó dos livros das minhas estantes veio à minha mão o "Testamento político de Mário Sacramento".
Um livro dos "tais", aqueles que compravamos já embrulhados e que se encontravam debaixo do balcão e só para alguns, nos tempos que quero esquecer que se passaram neste país e que, infelizmente, muita gente parece ignorar.
A " Carta-Testamento" de Mário Sacramento é um texto magnífico, editado pela Editorial Inova, em Março de 1973. Mário Sacramento desaparecera em 1969.
Destaco, destaca-se sempre, a sua frase final :
" Façam um Mundo melhor, ouviram ?
   Não me obriguem a voltar cá ! "
Mário de Sacramento, médico, escritor, crítico,  lutador antifascista, uma referência para Aveiro e para o País, esteve na génese dos Congressos Republicanos de Aveiro que tanto contribuiram para a formação dos homens e dos jovens daquela época e para o estabelecimento de verdadeiras pontes de convergência na Oposição Democrática ao regime de Salazar-Caetano.
Uma referência algo esquecida e que é justo recordar.

Nenhum comentário:

A Hora da Poesia- Rádio Vizela

www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...