sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Alambor

00_b.jpg (272×180)
Alguém existe aqui na net que considera que o desconhecimento do termo e o que significa "Alambor" um sinal de pouca ilustração, mesmo de falta  de cultura básica.
Como não sou pessoa de me ficar na ignorância lá fui à Wikipédia tentar saber o que sobre "alambor" existia.
E encontrei, graças a Deus ! Mesmo eu que sou ateu .
à partir de agora sou um homem muito mais ilustrado e conhecedor da tradição templária na construção de castelos. Coisa demasiadamente importante nos dias de hoje; problema dos problemas, tema obrigatório nas conversas com a Senhora Merkel.
Pois fiquem sabendo, seus incultos, que :

"O alambor é um tipo de estrutura defensiva que consiste no espessamento da base de uma muralha.
Elemento de arquitetura militar foi introduzido pelos Templários, visando dificultar o assalto às muralhas de uma fortificação pelos atacantes.
O material utilizado para a sua confecção geralmente era a pedra. Os sitiantes viam assim dificultadas as tarefas de aproximação de elementos de ataque típicos da época, como torres de assalto e catapultas, e mesmo dos trabalhos de sapa das muralhas.
Em Portugal o seu melhor exemplo é no Castelo de Tomar."
Como me sinto mais feliz.
A partir de hoje já somos 313 os que sabem o significado de tal palavra. Que bom !
Claro, meus amigos, espero que não me mandem, e com razão, saltar da muralha e rebolar pelo "alambor" por vos ter confrontado com a vossa ignorância...
O Alambor ! Mas como é que isto me passou ?

Nenhum comentário:

A Hora da Poesia- Rádio Vizela

www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...