Um pequeno livro com textos com um século.
Uma edição da Biblioteca Nacional de Portugal, com coordenação , pesquisa e selecção de Manuela Rego e apresentação de Amadeu Carvalho Homem.
Sendo o séc. XIX e princípios ( e não só) do XX pouco conhecidos e estudados pela generalidade dos portugueses, livros como este, com textos de eminentíssimos políticos, escritores e jornalistas, dão-nos um retrato de época, não assim tão longínqua, e em que os problemas, em muitos casos, são plenamente actuais.
Penso que quem quer compreender o Portugal de hoje não necessita de ir muito longe. Basta ler a nossa história dos séc.XVIII,XIX (fundamental) e XX.
E terá o gosto de ler textos de Brito Camacho, Raul Proença, Guerra Junqueiro, Gomes Leal e também de Branca de Gonta Colaço e Ana de Castro Osório, entre outros.
Será um produtivo pedaço de tarde.
Todos os homens são livres e iguais em direitos; e todavia, alguns são livres para morrer à fome e iguais para morrer de frio. (António Soveral-1905)
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Hora da Poesia- Rádio Vizela
www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...
-
As "Alegações finais" de Alfredo Bruto da Costa, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, sobre a fome no nosso país, e publ...
-
E volto aqui sempre que posso, enche-me o peito... E cada vez mais do que nunca...
-
Duvida sempre de quem se declara mais honesto que os outros. ("Para serem mais honestos do que eu têm que nascer duas vezes" ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário