É um número que não surpreende.
Mas o Anuário não responde ao porquê.
Porque é que 88% dos portugueses são católicos ?
São-no, como seriam muçulmanos se tivessem nascido na Arábia ou no Irão, hinduístas na Índia ou budistas na Ásia ou animistas em África.
São-no porque sim, não por escolha pessoal ponderada mas porque sim, ou na pior das razões, por aquela coisa coisa horrível que quer explicar tudo e não explica nada - a fé.
Porque já os bisavós o eram, os avós e os pais e o medo de se sentiram ostracizados pela sociedade de crendice que os rodeia.
Não fala o Anuário no número de apóstatas mas era importante, nem apresenta números por escalões etários e culturais.
Isso sim, daria uma visão mais autentica da situação do catolicismo em Portugal.
Um número estéril serve para dar ânimo aos crentes fidedignos.
Mas já agora, quantos dos 88%, cumprem as práticas exigidas ?
Não se entende, e o estudo apresenta dados com 3 anos de atraso, porque é que, então, as igrejas estão cada vez mais vazias e sacerdotes é o problema que se sabe.
Pronto, está bem, mas a igreja católica fica contente com um número grande e é bom para o prozelitismo.
Todos os homens são livres e iguais em direitos; e todavia, alguns são livres para morrer à fome e iguais para morrer de frio. (António Soveral-1905)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Hora da Poesia- Rádio Vizela
www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...
-
As "Alegações finais" de Alfredo Bruto da Costa, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, sobre a fome no nosso país, e publ...
-
E volto aqui sempre que posso, enche-me o peito... E cada vez mais do que nunca...
-
Duvida sempre de quem se declara mais honesto que os outros. ("Para serem mais honestos do que eu têm que nascer duas vezes" ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário