domingo, 28 de março de 2010

"A pedofilia na Igreja Católica"

Novamente, no DN de 26.03.10, um artigo corajoso do padre Anselmo Borges que, de uma forma simples e compreensível a todos, fala abertamente e aponta os problemas que rodeiam este tema no que à ICAR diz respeito.
E não necessita de grandes e elaborados discursos, vai directo ao assunto e aponta o dedo, sem medo, às razões e aos individuos.
Um texto que vale a pena ser lido por todos, crentes e não crentes.
Apenas algumas frases importantes do texto:
  • "Mas é natural que o que se passou no seio da igreja seja mais chocante, já que se confiava mais nela. Até há pouco tempo, a igreja pensou que era a guardiã da moral e que queria impor os seus preceitos a todos....ao mesmo tempo que se julgava imune à crítica".
  • "A igreja tem dificuldade em lidar com a nova situação, mas de qualquer modo, tendo sido tão moralista no domínio sexual, tem agora de confrontar-se com este tsunami, que exige uma verdadeira conversão e até refundação, no sentido de voltar ao fundamento, que é o Evangelho."
  • "Mas também não se poderá desvincular totalmente o celibato obrigatório da pedofilia..."
Sabendo-se o que já foi dito por alguns dignitários da ICAR, um dos quais o cardeal português Saraiva Martins, antido responsável da congregação dos santos, este texto é por demais importante e elucidativo.

Para ler o artigo completo aceda a :
http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1529412&seccao=Anselmo Borges&tag=Opini%E3o - Em Foco

Nenhum comentário:

A Hora da Poesia- Rádio Vizela

www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...