quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Baptismo laico ?

Tive aqui há dias, através da televisão, conhecimento de que, em Espanha, estariam autorizados (?) os "baptismos laicos".
Sou visceralmente contra tudo o que seja "macaqueação".
Baptismo laico é uma macaqueção do baptismo religioso, primeiro sacramento que assinala a entrada num grupo religioso de determinada pessoa, independentemente da idade que tenha no momento.
Posso compreender o que pretenderão os promotores e até, noutras circunstâncias, poderia achar coerente. Mas "Baptismo laico" é uma pobre imitação de algo que poderia ser sublime para um cidadão ou aspirante a tal.
Se me disserem que poderá ser promovida uma cerimónia de "Afirmação" de uns pais, com testemunhas que podem ser padrinhos ou turores, de que pretendem que o seu filho venha a cumprir os desígnios das declarações Universais de Direitos, em particular os Humanos, nada tenho contra, até posso aplaudir.
Que, quando mais velho, a criança possa fazer essa "Confirmação" como acto cívico de acordo com o desejado anteriormente, também não vejo mal, mas não vou chamar-lhe "Crisma laico".
É que fundamentalmente, ao"macaquear" as religiões estão-lhes a dar a importância que cada vez menos têm ou já não têm. Estão a imitar como que tivessem o desejo de as substituir no acto, e não é disso que se trata.
Uma cerimónia que poderá ser linda na confirmação de desejos dirigidos à sociedade, ao homem e ao Mundo, ficarà à partida manchada, até por uma certa subserviência a códigos que nada têm a ver com a função.

2 comentários:

Leonor disse...

Um absurdo, convenhamos ...

Miguel Gomes Coelho disse...

Mais do que isso, uma patetice...

A Hora da Poesia- Rádio Vizela

www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...