sábado, 12 de junho de 2010

Cantina parlamentar



Bifes à João Semedo:

Tomem-se dois bifes, que podem ser de carne de vaca ou de porco ou de outro animal qualquer, porque tal não tem qualquer importância, desde que o cozinheiro lhe chame bifes.
Não devem ser muito grandes nem pequenos, tanto faz, nem grossos nem finos, talvez médios, mas também não tem qualquer importância.
Temperem-se, muito ou pouco, ao gosto, ou não se lhes coloque tempero nenhum, não é importante.
Pegue-se numa frigideira, numa chapa, numa caçarola ou qualquer outro recipiente, não importa qual, porque também é indiferente.
Coloque-se no seu interior uma qualquer besuntice e deixe-se aquecer em lume brando.
Quando a besuntice estiver à temperatura adequada coloquem-se os ditos bifes e deixem-se fritar o quanto baste de ambos os lados.A meio desta operação pergunte-se ao cozinheiro do lado se quer juntar qualquer coisa, pouco importa o que seja, natas, iogurte, vinho, muito ou pouco tanto faz, açucar, ah, e é verdade, marmelada, muita marmelada, fica bem neste cozinhado, e limão ou mesmo vinagre para azedar.
Quando chegar ao ponto que se ache conveniente pode-se então envolver com outros ingredientes, que tenham chegado à cozinha, entretanto, mesmo que os canones culinários não aconselhem a sua utilização, também pouco importa. Mas não esquecer.marmelada, muita !
Acompanhe-se com o que estiver à mão, ou mesmo não se acompanhe com nada, porque já não se vai distinguir o sabor do que quer que seja, nem importa se ainda se julgue que se começou o cozinhado com bifes.
Serve-se como se quiser ou de maneira nenhuma ou mesmo em cima de uma folha de papel pardo já que de seguida ninguém vai conseguir comer a mistela e o caminho mais natural é seguir para o caixote do lixo.
Uma boa receita que ninguém vai conseguir tragar, a que só o cozinheiro chama bifes, porque foi o que congeminou antes de entrar na cozinha, com um custo bem elevado e que não ficará nos anais pantagruélicos.
A não repetir...

Nenhum comentário:

A Hora da Poesia- Rádio Vizela

www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...