terça-feira, 18 de janeiro de 2011

I only say this once...more

Porque voto em Manuel Alegre ?
Por razões políticas, sociais, económicas, culturais e ...pessoais.
Por razões políticas, porque é o único que, nunca abjurando o seu estatuto de político, exercendo-o e tendo orgulho nisso, me dá garantias, porque o conheço desde sempre e nem sempre concordando com as suas tomadas de posição, de ser um defensor inabalável dos princípios prescritos na Constituição da República, que jurará e fará cumprir; porque será um Presidente que sei nunca me fará sentir vergonha de o ter como tal, quer interna quer externamente; porque sei que nunca promoverá, por jogadas de bastidores, o descrédito dos seus adversários nem baixará os olhos e se calará perante ofensas que dirigidas , na sua presença, ao estado que representa ao mais alto nível; porque sei que porá sempre, à frente dos seus interesses e sentimentos pessoais, os interesses do País representados pela vontade dos portugueses através da representação parlamentar da Assembleia de República.
Por razões sociais, porque sei que defenderá acérrimamente as conquistas básicas essenciais da Revolução Portuguesa, o Serviço Nacional de Saúde universal, a Escola Pública na boa tradição republicana, a Segurança Social como trave mestra da solidariedade nacional e intergeracional que tem as suas mais profundas raizes nas políticas sociais europeias do pós-guerra.
Por razões económicas porque será o primeiro, em conjugação com o poder executivo, a esclarecer e influenciar, quer interna quer externamente, todos aqueles que ponham em causa as capacidades de Portugal, país europeu com quase um milénio de existência ( daqui a 33 anos fará 900 anos), de resolver  e ultrapassar ois seus problemas. Porque será o primeiro a tentar resolver, por intervenção dentro dos seus poderes e sem disso extravasar,  todos as questões que eventualmente possam a vir a ser colocadas ao bom funcionamento do País.
Por razões culturais, porque é um dos autores mais conhecidos nacional e internacionalmente; porque é um homem de cultura no seu sentido mais lato, um defensor da língua portuguesa, da História do seu País, um conhecedor. Nunca será um adesivo cultural.
Por razões pessoais, porque o conheço desde sempre, desde o Canto e as Armas, A Praça da Canção, Um Barco para Ítaca, etc. Da Rádio Portugal Livre da Argélia, do seu papel no 1º Congressdo em Liberdade do Partido Socialista, das suas lutas pela Liberdade de Imprensa e contra a Unicidade Sindical.
Porque sei que pensa por si e que, muitas vezes discordando, lhe reconheço, porque reconheço aos opositores às minhas ideias o direito de as ter sem os ofender nem menosprezar, a grandeza democrática de conviver de forma sã e politicamente correcta com quem com ele discorda.
E como não encontra mais ninguém com todas estas capacidades, dentro do actual conjunto de candidatos eventualmente capazes de acdeder ao lugar de Presidente da República do País que eu amo, Voto em MANUEL ALEGRE.

Nenhum comentário:

A Hora da Poesia- Rádio Vizela

www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...