sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mais um vómito dito intelectual

(Acerca do texto "Uma farsa" de Vasco Pulido Valente, hoje, no jornal Publico - http://jornal.publico.clix.pt/noticia/23-10-2009/uma-farsa-18072781.htm#).

Nunca chegaria ao desplante de Mário David de mandar retirar a cidadania a um português mas, com o respeito pelas devidas proporções, acho que, quando se perde um homem de cultura nas teias da vida comum, temos de lamentar essa perca  e não podemos deixar de verberar, não impedir nem proibir, a baixesa dos argumentos expendidos por tal pessoa.
Vasco Pulido Valente é um historiador de mérito mas um comentador que leva ao vómito.
VPV, por ódio político, rebaixa o adversário, tenta o seu assasinato público.
VPV não presta como analista, como comentador e, pelos vistos, como cidaddão defensor do livre pensamento.
As opiniões do cidadão VPV, não estou a falar do historiador, são um vómito.
Chamemos-lhe assim como um Vasco Graça Moura, que culturalmente é o que se sabe e como opinador politico-social é a última essência do mesmo vómito.
Mas quem sou eu para falar assim ? Nem sequer acabei o antigo 7º. ano.
No pensamento de VPV sou um incapaz de pensar o que me rodeia, não poderei ler nem interpretar e muito menos escrever o que penso ou construo..
Mas, na verdade, eu também não tenho emenda.
O poeta Ezra Pound era um fascistóide e eu adoro a sua poesia. Eu gosto dos ensaios históricos de VPM .Não se pode ter tudo de bom numa embalagem só.

2 comentários:

poematar disse...

EStava à espera que o vómito fosse maior. Até não é nada. O problema, neste país, actualmente reside no facto de qualquer coisita um pouco controversa ser polémica; ninguém sabe desmontar nada com clareza, humor, elegância - cai-se facilmente no insulto. Bem. Convido-te a dar uma espreitadela no meu espaço, pode ser? Tudo de bom.

Miguel Gomes Coelho disse...

Obrigado pela visita.
Fiquei contente com a descoberta de um novo site com poesia e /ou de poesia.
Serei visitante assíduo já que, como deveter reparado, no "Vermelho" também tem lugar, apesar da limitada produção do autor.
Tentei descobrir o perfil do autor do site no entanto, naturalmente por "nabice" informática congénita, não o consegui descobrir.
De qualquer modo estarei muito atento .
Cordiais saudações.

A Hora da Poesia- Rádio Vizela

www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...