sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nobel da Paz - Prémio ou Compromisso


O Presidente americano Barack Obama foi distinguido com o Prémio Nobel da Paz .
Perguntar-se-á:
-Não é cedo ?
Que levou o Comité do Nobel da Paz a premiar um homem que se encontra no poder há menos de um ano.
Poder-se-á dizer que muito terá feito no que se refere a expectativas e, fundamentalmente, no que respeita ao desanuviamento da política internacional, mormente no dossier das armas nucleares, num novo posicionamento relativamente ao Médio Oriente, o questionar da situação no Afeganistão, a normalização das relações com a República Russa, etc. Não podemos esquecer , também, a forma nova como se posicionou face à  Europa, a América Latina e o Continente Africano.
 E, em termos internos americanos, a luta que tem tido para aprovar a legislação sobre a cobertura de saúde dos cidadãos do seu país, a assumpção dos tremendos erros da economia ultraliberal dos EUA e o compromisso de uma verdadeira e efectiva regulação do mercado financeiro, pelo que isso tem de influência no resto do Globo. A nova visão sobre os problemas climáticos. Estas também são políticas de Paz.
Pode dizer-se que o que Obama apresentou foram intenções e nalguns casos, os primeiros passos. Daí que se pergunte se esta designação é um Prémio ou um Compromisso.
Direi que é um Prémio, porque foram 9 meses de profunda alteração daquilo que era a prática política habitual dos presidentes da maior potência mundial.
 Direi que é um Compromisso, porque a partir de hoje, Obama se verá cada vez mais coagido a continuar  aquilo que iniciou,  não se esquecer do que prometeu , e que, agora, dificilmente poderá retroceder.
É assim, um Prémio Nobel  já com saudades do futuro.
A vontade dos povos, fartos de instabilidade, de a curto prazo  verem dar-se passos objectivos e concluir-se os acordos de que tanto a Paz Mundial necessita .
Mas não me passou pela cabeça que pudesse ser o premiado, é verdade.
Mas, também,  já agora, gostava de conhecer o nome dos que foram preteridos .
Que as razões para a atribuição do prémio foram alteradas, porque pressupunham a existência de um passado, é verdade. Alteraram o princípio, pronto, está bem, estão no seu direito. No entanto, para mim,foi estranho.
Contudo, considerando que acredito no premiado e no seu empenho, lá está, é o meu Prémio Nobel do Futuro.


Nenhum comentário:

A Hora da Poesia- Rádio Vizela

www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...