quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Clube dos "Desassossegados" - contribuição (III)







Absurdo

"Tornarmo-nos esfinges, ainda que falsas, até chegarmos ao ponto de já não sabermos quem somos. Porque, de resto, nós o que somos é esfinges falsas e não sabemos o que somos realmente. O único modo de estarmos de acordo com a vida é estarmos em desacordo com nós próprios. O absurdo é (o) divino.
Estabelecer teorias, pensando-as paciente e honestamente, só para depois agirmos contra elas - agirmos e justificar as nossas acções com teorias que as condenam -, talhar um caminho na vida, e em seguida agir contrariamente a seguir por esse caminho. Ter todos os gestos e todas as atitudes de qualquer coisa que nem somos nem pretendemos ser, nem pretendemos ser tomados como sendo.
Comprar livros/ para/ não os ler; ir a concertos nem ouvir a música nem para ver quem lá está; dar longos passeios por estar farto de andar e ir passar dias no campo só porque o campo nos aborrece."

Fernando Pessoa/Bernardo Soares
Livro do Desassossego /Textos de ficção poética e reflexão
-Expressamente incluídos em planos conhecidos do Autor - 1912/1913

2 comentários:

Maria Josefa Paias disse...

Obrigada Miguel(T.Mike) por mais este contributo precioso que já vai para o nosso cantinho.
Um grande abraço.

Miguel Gomes Coelho disse...

Nunca se deve fugir ao dever, não é ?
O abraço de sempre.

A Hora da Poesia- Rádio Vizela

www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...