sábado, 3 de outubro de 2009

Do apelo da Ana ao meu "porque sim"


Afinal, depois de muito pensar, assinei o "Compromisso de Esquerda".
E assinei "porque sim", porque gostaria de futuro de ver uma esquerda portuguesa unida no essencial e não na disputa de quintas ideológicas, que embora dêem muito gozo à filosofia, nada acrescenta de objectivo aos principios fundamentais que nos norteiam como "gente de esquerda" .
E "porque sim", porque , embora não acredite que se chegue a algum lado, dado o extremar de posições recentemente apresentado pelos mais altos representantes dos partidos parlamentares de esquerda, seria muito importante, também, que soubessem que existe "gente de esquerda " que discorda do seu imobilismo negocial e da sua prioridade aos conceitos, muitos deles sem qualquer aplicação prática na política global de hoje.
E "porque sim" porque demasiadas vezes vem ao meu pensamento o ex-operário, sindicalista e dirigente o Partido dos Trabalhadores do Brasil, e hoje Presidente daquele país, Lula da Silva.
Ninguém dirá que não é um homem de esquerda, que não desenvolveu políticas de esquerda, mas também que soube ver o país que governava, e os problemas que tinha de enfrentar e resolver face à conjuntura política e económica mundial, tendo consciência dos terrenos que podia pisar e os que não devia. Daí e contra todas as expectativas, Lula da Silva, incluiu o Brasil no rol das grandes potencias económicas e políticas, respeitado e ouvido. Filosoficamente de esquerda não deixou, contudo, que a filosofia lhe tolhesse o discernimento político, e com isso quem ganhou foi o povo brasileiro e fundamentalmente os mais desfavorecidos.
Foi por tudo isto, Ana, "porque sim"

4 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

T. Mike,

Tocada e comovida por ler um texto tão sentido e tão intenso, são poucas as palavras que me ocorrem... por tudo isso e "porque sim", T.Mike,é uma honra fazer a caminhada com tão bom Companheiro e Mestre ao nosso lado!... claro que farei link no próximo Leituras Cruzadas... até porque este post é o melhor dos prémios que alguém pode almejar :)
Um grande, imenso e sincero abraço,
Ana

Miguel Gomes Coelho disse...

Obrigado, Ana Paula,
mas chego a ficar confundido com tanta benevolência.
Um sincero abraço.

Ana Loura disse...

Gostei muito deste texto: lúcido. FIco muito aborrecida quando amigos meus brasileiros me mandam piadinhas e piadonas a propósito de Lula. Já proibí mesmo alguns de mas mandarem. Gostei muito do seu porque sim.

Abraço
Ana

Miguel Gomes Coelho disse...

Obrigado, Lua,
já a contactei via e-mail.

A Hora da Poesia- Rádio Vizela

www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...