terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Repetições da História - II


" Já me referi ao embate que estão preparando as forças reaccionárias. Espreitam as brechas que os nossos erros e o nosso indeferentismo abriram no baluarte da Liberdade, e por elas vão penetrando cada dia em maior número, caladamente  a princípio, ruidosamente agora."

(Norton de Matos, 30 de Abril de 1930)

5 comentários:

Anônimo disse...

Acredito piamente que a História portuguesa se vai repetir... mas nada de bom auguro, neste virar de milénio. Infelizmente isto foi levado a um ponto quase sem retorno.
Se houvesse milagres, acreditaria que tudo poderia chegar a bom termo sem o pior... Mas neste campo, os milagres não existem, no colectivo.

Miguel Gomes Coelho disse...

Fada do Bosque,
que se vá repetir não direi porque as condicionantes são diferentes.
Que existirá propensão para o que o General Norton de Matos descreve, isso talvez.
Se ler textos da 1ª. República verá que são, em muitos casos, actuais e que só demonstram que o nosso atraso, ao fim de 80 anos, não é dos esforços desenvolvidos depois da Revolução de 1974, mas do período de imobilismo a que fomos sujeitos durante a ditadura.
Um abraço.

Anônimo disse...

Este blogue mostra bem as condicionantes pós 25 de Abril, que vai-me permitir que discorde, não foram poucas e o desenvolvimento democrático falhou:

http://paramimtantofaz.blogspot.com/


http://ofimdademocracia.blogspot.com/

http://www.youtube.com/watch?v=LtVpswqRIj8&feature=player_embedded

Uma prova disso é a censura instalada na informação, levando ao "aniquilamento" dos jornalistas de investigação.
Penso que continuamos no imobilismo, não pela força, mas através de manobras de bastidores e demagogia. A ditadura não teve toda a culpa, embora seja uma premissa indubitável.
Gerações de maus políticos e maus líderes, é o que nós temos... uma sina!

Um abraço

Miguel Gomes Coelho disse...

Fada do Bosque,
Vamos lá a ver.
Refería-me, fundamentalmente, a uma questão de mentalidade do Povo, aquele que aceitou em 1927 o início da ditadura do Estado Novo, com medo da instabilidade política da 1ª.República.
Essa ditadura que pouco fez por uma evolução cultural do povo português , que o fechou e não o deixou respirar os ares da contemporaneadade que sopravam no resto do Mundo.
Sabe, em 1930, gritava-se que era imperioso que uma criança, então com 6 anos, deveria chegar aos 20 sabendo ler, escrever e contar.
Quer isto dizer que era uma situação que não existia. Chegados aos anos 60 e 70 qual era a taxa de analfabetismo no nosso país ?
Hoje já é totalmente diferente mas não basta. Viu o último relatório da OCDE sobre o assunto ? Apesar de todo o esforço, que já vai nos 12 anos de escolaridade obrigatória,ainda é muito fraca a influência do desenvolvimento escolar e cultural na evolução das mentalidades do nosso país.
E tudo se pode resumir a um problema cultural. Não há povo sem cultura que evolua no sentido de uma melhor democracia. Será presa fácil da demagogia e de radicalismos de direita ou de esquerda, dada a sua impreparação e devido a uma desejada indiferença.
Quanto à liberdade ou à censura de que fala, tal não pode ser assacado aos governos, sejam quais eles sejam, uma vez que são entidades privadas, com os seus objectivos comerciais e financeiros, e na grande maioria dos casos pouco preocupados com a qualidade da informação produzida, seja ela banal ou de investigação. E tem um bom exemplo; O jornalismo de investigação do jornal Sol e o do,até muito recentemente, jornal Público.Se me falar em auto-censura
declarada, por via dos seus próprios interesses, sejam eles políticos ou económicos, dou-lhe razão.
Quanto aos políticos são os que têm sido fabricados com os condicionalismos culturais que atrás referi. Salvo raras excepções não podem ser "águias", mas o que é, também, interessante, é que saindo "lá para fora" é-lhes dada a importância que "cá dentro" lhes é retirada. Temos vários casos desses.
Creio que me terei feito entender quanto ao sentido do meu post ?
Gosto muito que me responda e até que discorde. Faz-me pensar e procurar novos argumentos o que é muito bom.
Um grande abraço.

Anônimo disse...

E eu gosto de discordar.... se me permite, pois sei que é uma forma de aprender, ainda mais com pessoas mais velhas e com muita cultura... mesmo que a não tivesse a experiência diz tudo.
Claro que adorei a resposta... fiquei um pouco mais rica.
A única coisa ue eu acho que o Estado deveria impôr-se é no caso dos Media pertencerem a interesses que não os públicos. Outra era que começassem a colmatar a falta de cultura. Como diz, conduz a radicalismos bastante nocivos ou até perigosos.
Sou por exemplo, a favor de que a Educação de Normas de Conduta e Valores Fundamentais, seja ensinada nas escolas, uma vez que a maioria dos conterrâneos, já não faz ideia como educar os seus filhos. Tenho discutido isso noutros blogues e todos se mostram contra... porquê? Porque das duas uma, ou fazem parte de uma minoria que teve boa educação e sabe educar, ou então são professores e acham que não é trabalho para eles.
A sociedade portuguesa está a criar uma geração de tiranos.
Tenho visto cada uma... os filhos mandam nos pais e os pais vivem, não em função deles, mas dos filhos.
Assim perde-se a noção de respeito e de hierarquia. Eu gosto de tratar os mais velhos como se estivessem num patamar acima, gosto que me rspeitem da mesma forma. A falta de cultura e educação é gritante, mas uma coisa asseguro, o nosso povo não é burro, como muitos me querem transmitir. Eu isso não aceito... está bastante despojado de Valores e acho que o Estado poderia intervir para sermos um povo melhor, já que o cidadão comum parece não ser capaz.
O que estou sempre a afirmar é que como emigrantes, somos os melhores, desde a empregada de limpeza até ao cientista.
Vou ao encontro do que me diz dos políticos.
A questão cultural devia ser a 1ª a ser resolvida pois é o factor base no desenvolvimento da cidadania e de um Mundo mais justo.
O ensino poderia ser menos diversificado e mais profundo, com cursos técnicos muito qualificados.

Um abraço

A Hora da Poesia- Rádio Vizela

www.mixcloud.com/Radiovizela/hora-da-poesia-entrevista-a-miguel-gomes-coelho-10072019/?fbclid=IwAR095cmi1MHhzKytias_ssHY3hooCm5P2TqODIjm7w...